Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Economia

Maranhão é o 7º estado brasileiro que mais produziu petróleo e gás natural no mês de junho

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1º), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde a produção superou a de fevereiro de 2023.

Maranhão é o 7º estado brasileiro que mais produziu petróleo e gás natural no mês de junho
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgou na última terça-feira (1º), o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de junho de 2023, trazendo dados consolidados da produção nacional. O Maranhão foi um dos onze estados que mais produziu e distribuiu petróleo e gás natural, ocupando o sétimo lugar.

No mês de junho, da produção total de 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d), sendo 3,367 milhões de barris por dia (MMbbl/d) de petróleo e 152,258 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d) de gás natural, o estado maranhense com oito campos de produção, chegou a produzir 35.535 mil barris de petróleo e ao equivalente a 5.635 metros cúbicos de gás natural.

Segundo a ANP a produção total nesse período foi a maior já registrada, superando a de fevereiro de 2023, quando foram produzidos 4,183 MMboe/d. No petróleo, houve aumento de 5,2% na comparação com o mês anterior e de 19% em relação a junho de 2022. É o maior volume de produção de petróleo já registrado, superando o de janeiro de 2023, quando foram produzidos 3,274 MMbbl/d. No gás natural, a produção aumentou 5,4% em relação a maio de 2023 e 14,6% na comparação com junho de 2022. Também foi o maior volume já registrado, superando o de outubro de 2022, quando foram produzidos 149 MMm3/d. 

Publicidade

Leia Também:

No mês de fevereiro deste ano, segundo dados da ANP, o Maranhão ficou em penúltimo lugar entres os onze maiores produtores, com cinco campos de produção, produziu apenas 140 barris de petróleo onze metros cúbicos de gás natural.

Variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo. 

Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação/Eneva

Comentários:

Willamy Figueira

Publicado por:

Willamy Figueira

Willamy nasceu em Imperatriz, tem 41 anos, é jornalista com DRT-MA 2298, atua na política maranhense e é publicitário.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!