Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024
MENU

Notícias / Economia

Maranhão tem aumento de empresas em recuperação judicial e atinge índice nacional em 0,52%

Maior parte das empresas brasileiras que saíram da Recuperação Judicial ao longo do 3º trimestre deste ano voltou a operar sem supervisão judicial, aponta dados.

Maranhão tem aumento de empresas em recuperação judicial e atinge índice nacional em 0,52%
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um alerta acendeu no ramo empresarial maranhense, após dados são do Monitor RGF de Recuperação Judicial no Brasil, uma plataforma que reúne dados sobre a saúde dos setores da economia brasileira a partir da quantidade de companhias em Recuperação Judicial desenvolvido pela consultoria RGF & Associados, mostrar que o Maranhão alcançou uma média de 0,52% por mil empresas ativas no Brasil, sendo que a média nacional é 1,79%.

Das empresas que saíram do processo de Recuperação Judicial, ao longo do 3º trimestre deste ano, 54% retornaram a operar sem a supervisão judicial, uma vez que estavam cumprindo o plano satisfatoriamente. O mesmo levantamento apontou que das demais empresas que saíram do processo, 27% tiveram seu registro baixado/encerrado e 13% apontadas como falidas.

O Monitor levanta dados trimestrais e possibilita a apresentação do Índice de Recuperação Judicial (IRJ-RGF), que indica a quantidade de companhias em Recuperação Judicial a cada mil empresas, com visões por região, estado e setor. Para chegar a esses dados, o Monitor RGF avaliou mais de 2,1 milhões de empresas, que são as matrizes de empresas ativas de pequeno, médio e grande portes.

Análise nacional:

O Índice RGF de Recuperação Judicial (IRJ-RGF) nacional se manteve estável, ou seja, a proporção de empresas em Recuperação Judicial (RJ) em relação ao total de empresas ativas não teve variação significativa, saindo de 1,80 empresas a cada mil no 2º trimestre para 1,79 no 3º trimestre de 2023. A quantidade total de empresas em Recuperação Judicial no país aumentou em 49, saindo de 3.823 para 3.872, enquanto a base total de empresas cadastradas aumentou em aproximadamente 40 mil, saindo de 2,12 milhões para 2,16 milhões.

Destacamos abaixo os 4 setores com mais de 1.000 empresas ativas no Maranhão que apresentam os maiores IRJ:

  1. Cultivo de cana-de-açúcar: 428,6
  2. Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário; partes e peças: 35,7
  3. Laboratórios clínicos: 16,7
  4. Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal: 9,4

Embora o estado maranhense teve um aumento nos pedidos de RJ nesses quatros setores, o Maranhão tem uma das menores taxas na média nacional, desbancando estados como Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco e os demais, perdendo apenas para Roraima e Amapá.

Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação

Comentários:

/Dê sua opinião

Qual o seu nível de satisfação com o Governo Brandão?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Lnove Notícias no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!