Quem deseja investir em uma franquia tem muitos ramos de atividade e valores de investimento disponíveis. E o ano de trabalho já começou para as franqueadoras, que estão selecionando franqueados para todo o Brasil.
"O processo de seleção talvez seja a etapa mais importante do relacionamento entre o franqueado e a franqueadora, porque é nesse momento que o investidor entende como as empresas trabalham, quais são seus valores e objetivos, a estrutura oferecida, o mercado em que atuam e as atividades que realizará no dia a dia. Ele precisa fazer todas as perguntas que lhe permitam ter parâmetros para a tomada de decisão" - diz Melitha Novoa Prado, advogada com 35 anos de experiência em franchising, sócia do escritório Novoa Prado Maciel Pinheiro Advogados.

Em relação aos cuidados para abrir uma franquia, a advogada aconselha que se analisem os documentos com cautela, negociando cláusulas contratuais que se considerem impraticáveis.
"O contrato de franquia não é de adesão e existem pontos que podem ser negociados entre as partes. Por isso, é fundamental que o franqueado leia tudo e só assine o documento após ter esclarecimento do processo" - alerta.
Ela também diz que uma boa conversa com franqueados e ex-franqueados da rede esclarece os pontos fracos e fortes da marca e mostra se vale a pena investir.
"Todas as redes oferecem pontos positivos e negativos e é preciso entender se os déficits são superáveis. Mas é preciso entrar no negócio conhecendo as suas regras e tendo o maior número de informações possível" - aconselha.
Veja 12 marcas em plena expansão para todo o Brasil:
Norah Acessórios – Rede pernambucana de bijuterias e acessórios com 12 lojas próprias (quatro no estado de São Paulo e oito em Pernambuco) e uma franqueada (Pernambuco). Tem como diferencial o valor acessível das peças ofertadas, que são repostas semanalmente, levando ao consumidor novidades de forma recorrente. Oferece três formatos de negócios, dentre eles uma micro franquia.
Investimento inicial: R$ 96 mil (quiosque), com taxa de franquia, instalações e estoque inicial a R$ 196 mil (loja em shopping).
Faturamento médio mensal: Entre R$ 80 mil e R$ 100 mil
Prazo de retorno: 12 meses
Doutor Hérnia – Rede de clínicas especializadas no tratamento de coluna vertebral e não-cirúrgico de hérnia de disco, com 220 unidades franqueadas pelo Brasil e uma nos Estados Unidos. O franqueado não precisa ser um fisioterapeuta para atuar na franquia, podendo ser gestor da unidade e atuar como captador comercial, inclusive à distância. Mais da metade da rede é multifranqueada, gerindo suas unidades com apoio de equipe bem treinada. Tem metodologia exclusiva, com uso de equipamentos que permitem a padronização do tratamento de reabilitação do paciente.
Investimento inicial: R$ 130 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações.
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil, com lucratividade de 50%
Prazo de retorno: Entre 7 e 9 meses
Unhas Club – A Unhas Club é uma microfranquia que oferece serviços variados de tratamento e embelezamento de unhas para todas as necessidades femininas e masculinas. Tem como diferencial a alta qualidade dos serviços prestados, a experiência do cliente e o clube de assinaturas.
Investimento inicial: incluindo taxa de franquia: R$ 107,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: a partir de 24 meses
Nutty Bavarian - Fundada no Brasil em 1996, a Nutty Bavarian, famosa pelas castanhas glaceadas mais cheirosas do Brasil, conta hoje com mais de 170 unidades (lojas e quiosques), em vários estados brasileiros. Além do formato mais tradicional da marca – quiosque instalado dentro de shoppings, aeroportos e grandes varejistas -, a rede oferece outros modelos de franquias para atender às necessidades de diferentes locais.
Investimento inicial: (taxa de franquia + estrutura + capital de giro): R$ 114.500 mil
Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
FrogPay – é uma fintech que oferece também franquias de maquininhas – a FrogFraquia, proporcionando soluções financeiras completas e descomplicadas. Combina a praticidade dos recebimentos presenciais com as vantagens de um banco 100% digital, garantindo segurança e tranquilidade por meio de contas Premium. Tem como missão romper com as burocracias e taxas convencionais, proporcionando um relacionamento financeiro moderno e personalizado. Atualmente conta com 80 unidades em todo o Brasil.
Investimento inicial: R$ 4.999,00
Faturamento médio mensal: R$ 1.000.000,00
Prazo de retorno: 1 mês
Dr. Shape – A Dr. Shape é uma rede com 70 lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos no Brasil e uma em Portugal, com 23 anos de mercado. Tem oportunidades para todo o Brasil, em lojas de rua ou de shoppings.
Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil, com estoque inicial e instalação
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 36 meses
Mineiro Delivery – A Mineiro Delivery é uma rede de comida brasileira na caixinha. Atuando exclusivamente com o sistema de entregas (delivery), a marca consegue otimizar sua operação a partir de uma dark kitchen, ou seja, na mesma cozinha ele poderá implantar mais marcas do mesmo grupo, ampliando seus resultados de vendas: O Tropeiro, SandubUai e Casa di Itália. Para viabilizar novas lojas, a Mineiro Delivery parcelará em dez vezes a taxa de franquia para novos franqueados. O valor da taxa é de R$ 35 mil para implantação da marca Mineiro Delivery ou R$ 55 mil para a dark kitchen, com outras marcas além dessa.
Investimento inicial: a partir de R$ 185 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações.
Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
Prazo de retorno: Entre 18 e 24 meses
Vogar Empreendimentos Franchising - A Vogar Empreendimentos é a primeira e única franquia de Loteadoras do Brasil. A empresa é especializada em loteamentos, condomínios fechados, bairros planejados, chacreamentos e complexos logísticos industriais. A Vogar busca empreendedores visionários, com olhar estratégico para identificar oportunidades, antecipar tendências do mercado imobiliário e planejar o desenvolvimento de áreas que atendam às necessidades futuras. O negócio é altamente rentável, com margens que chegam a 40% do valor total do leteamento.
Investimento inicial: a partir de R$ 49.900,00 (modalidade Terrenista, proprietário da área), R$ 149.000,00 (adquirir sua própria Loteadora, e desenvolver loteamentos)
Faturamento médio mensal: R$ 200 mil (a partir da incorporação imobiliária)
Tempo de retorno: Entre 6 e 18 meses
Tintas MC – A Tintas MC, maior rede de lojas de tintas da América do Sul, com mais de 220 unidades pelo Brasil, a rede está em plena expansão, visando muito as regiões norte e nordeste. A rede possui três modelos de negócios: Tradicional, Shop in Shop e Conversão de Loja. A marca também conta com sua marca própria de tintas que vem fortalecendo ainda mais o negócio.
Investimento: a partir de R$ 450 mil (loja tradicional)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 180 mil (até 2 anos) e R$ 350 mil (a partir de 30 meses)
Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Budda Spa – Fundada em 2001 por Gustavo Albanesi e Jayme Santos, ex-executivos do mercado financeiro, o Buddha Spa é a maior rede de spas urbanos da América Latina, com 109 unidades em várias cidades brasileiras, a rede tem por objetivo levar seu modelo de negócio para capitais e interior do país.
Investimento: a partir de 600 mil
Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
Royalties: 6% do faturamento
Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Farmelhor – Fundada em 2011, no estado de Minas Gerais, a rede de franquia possui mais de 470 unidades em operação e está presente em todos os estados do país.
Investimento: R$150 mil (lojas de conversão) e R$450 mil (novas lojas)
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Prazo de retorno do investimento: a partir de 18 meses (conversão) e 30 meses (nova loja)
Sorvetes Rochinha – As lojas da tradicional marca paulista são chamadas de Praça Rochinha e remetem ao clima litorâneo e descontraído. Oferecem sorvetes de massa e de picolés, com opções zero açúcar, além de açaí, milk shakes e os Mini Rochinhas, sorvetes de bolinhas congelados com nitrogênio líquido a - 40 graus. A marca tem 40 anos de história e começou o processo de expansão em franquias em 2016.
Investimento: a partir de 250 mil
Faturamento médio mensal: 75 mil
Tempo médio de retorno: 24 meses
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação
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