Das mais de 2,14 milhões de pessoas com inscrições confirmadas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de todo o Brasil, que fizeram o pagamento da inscrição ou tiveram direito à isenção, 77.653 delas são do Maranhão. Os dados fazem parte do balanço final das inscrições do CPNU, anunciado na sexta-feira (23) de fevereiro, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
São Paulo, onde mais de 228 mil pessoas estão aptas para participar do processo seletivo, lidera a lista nacional. O Maranhão ocupa a 9ª posição nesta sequência. Quando a análise leva em conta a relação entre o número de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas e a população total do estado, o estado ocupa a 15ª posição, com 1,53 % de inscritos. A capital maranhense, São Luís, é a nona cidade com maior número de candidatos no país: 45.723.
As provas serão aplicadas em 220 cidades, nas 27 unidades da Federação, no dia 5 de maio. No Maranhão, as provas do CPNU serão aplicadas nas cidades de Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís.
Cotas:
No caso das inscrições confirmadas de candidatos que solicitaram cota, a maior parte foi preenchida por pessoas negras (420.793). Na sequência aparecem as pessoas com deficiência (45.564) e indígenas (10.444). No caso das pessoas que solicitaram Atendimento Especial, como as lactantes, elas chegaram a 54.219.