Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Entretenimento

Cultura popular e religiosidade são destaques em exposição no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro em São Luís

Telas em estilo naïf retratam manifestações culturais na exposição "Delicadeza – Poemas Pictóricos 3" aberta na manhã desta terça-feira (20), na capital marenhense.

Cultura popular e religiosidade são destaques em exposição no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro em São Luís
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As manifestações tradicionais da cultura maranhense e a religiosidade popular são alguns temas retratados nas telas e esculturas de Janete Nakatani, artista paranaense, radicada no Maranhão há 30 anos, cuja exposição “Delicadeza – Poemas Pictóricos 3” foi aberta na manhã desta terça-feira, 20, no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro, no Centro de Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão (Centro), em São Luís. A mostra fica em cartaz até o dia 17 de julho.

Ao todo, são 20 quadros em estilo naïf, pintados na técnica acrílica sobre tela, e cinco esculturas feitas com material reciclado. As telas retratam manifestações como o bumba meu boi, cacuriá, santos católicos como São Pedro, São Francisco e uma imagem de Jesus, paisagens interioranas típicas do Maranhão, entre outros temas. Cada quadro possui um poema correspondente, o que motivou o título da exposição.

Publicidade

Leia Também:

Uma das telas, que se refere a São Pedro, foi inspirada num encontro com o cantor Cláudio Pinheiro, falecido no ano passado. "Essa tela é um tributo a Claudio Pinheiro. Certa vez ele reuniu um grupo e nos apresentou uma música recém-gravada, que era a louvação a São Pedro. E depois da composição ele disse que se tornou um devoto, porque viu, à noite, os boizinhos voando para a capela de São Pedro".

Outra tela remete ao quintal idílico das casas do interior do Maranhão. "Toda casa tem um quintal desses, com uma árvore grande, um bando de menino correndo, galinha para todo lado, além de uma capelinha, onde os devotos vão rezar", enfatizou.

Já as esculturas feitas com reciclagem de papel, plástico e outros materiais recicláveis, apresentam, em geral, personagens femininas negras como catirinas, caixeiras e tecelãs. Há, ainda, um guerreiro africano pintado com tinta metálica. "Então todas essas peças têm materiais que seriam descartados na natureza e poderiam se tornar um criador de mosquito. São tampinhas, garrafas pet, entre outros que poderiam ser descartados e transformo num objeto de arte".

Fonte/Créditos: Eduardo Júlio - CCOM-MPMA

Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação/Eduardo Júlio - CCOM-MPMA

Comentários:

Willamy Figueira

Publicado por:

Willamy Figueira

Willamy nasceu em Imperatriz, tem 41 anos, é jornalista com DRT-MA 2298, atua na política maranhense e é publicitário.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível!