Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Educação

Projeto que visa à segurança alimentar e o impacto das mudanças climáticas é lançado no Maranhão

A iniciativa vai beneficiar cinco mil pessoas em seis escolas municipais de Balsas e Porto Franco com ações voltadas à criação de hortas, áreas verdes e educação ambiental.

Projeto que visa à segurança alimentar e o impacto das mudanças climáticas é lançado no Maranhão
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e mitigar os impactos das mudanças climáticas, o ChildFund Brasil, em parceria com a ADM, empresa líder em comercialização de grãos, insumos, nutrição humana e animal, lançou o projeto Comunidades Parceiras do Meio Ambiente em seis escolas municipais de Balsas e Porto Franco, no Maranhão. 

A iniciativa, voltada para comunidades vulneráveis, busca engajar crianças, adolescentes, professores e famílias em ações educativas sobre mudanças climáticas e prevenção de riscos de desastres, bem como melhorias no ambiente escolar. As atividades planejadas incluem a criação de grandes hortas e a construção de áreas verdes nas escolas, contribuindo para a redução das temperaturas e a qualidade da alimentação escolar. Com duração de 24 meses, o projeto pretende alcançar cerca de 5 mil pessoas diretamente, promovendo um ambiente escolar mais saudável e sustentável.

"Essa iniciativa fortalece o core business das organizações e cria valor compartilhado. Educação ambiental e desenvolvimento social devem caminhar juntos. É esse tipo de parceria com as empresas que o ChildFund Brasil quer nutrir, pois quando as organizações sociais e o setor corporativo trabalham juntos nas suas políticas integradas de ESG, colaboram para uma sociedade melhor" - destaca Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente há 58 anos no país. 

Publicidade

Leia Também:

A iniciativa vai se concentrar nas escolas municipais Professora Ruth Martins Coelho, Professor José Luis Ribeiro e Colégio Militar Tiradentes, em Balsas; e nas escolas municipais de tempo integral Paulo Freire, Unidade Integrada Arthur Milhomem e Escola Integrada Francisco Pereira Primo, em Porto Franco. As ações planejadas, com apoio de profissionais de agronomia e arquitetura, incluem a análise da qualidade do solo para cultivo nos locais e projetos de paisagismo para  a construção de hortas e espaços de sombras, visando não só à melhoria da qualidade da alimentação escolar, mas também à redução das temperaturas nas áreas das escolas, contribuindo para um ambiente mais verde e acolhedor. Além disso, serão desenvolvidos materiais lúdicos e cartilhas para trabalhar a educação ambiental, auxiliando professores a abordarem a temática de forma a envolver as crianças e adolescentes.

Para Paloma Carrilli, gerente de sustentabilidade da ADM no Brasil, a parceria com o ChildFund está alinhada ao objetivo da companhia de atender às necessidades globais para conservar os recursos naturais e apoiar comunidades nas quais a ADM tem operação, como é o caso de Balsas e Porto Franco.

"Através do nosso programa de investimento social corporativo, ADM Cares, buscamos sustentar e fortalecer nosso compromisso com as comunidades onde estamos presentes. Nosso foco é promover um impacto social positivo e construir um futuro mais sustentável para todos. O projeto já foi apresentado para as escolas e a diretora da Escola Municipal Professora Ruth Martins Coelho, de Balsas (MA), Vânia Braga, afirma que se trata de uma excelente oportunidade para os alunos compartilharem os produtos cultivados na horta. “Além dessas hortaliças serem colocadas para os alunos no dia a dia, eles poderão levar para casa esta experiência e compartilhar com toda a família" - destaca a diretora.

O Maranhão foi o estado escolhido para o desenvolvimento do projeto devido à sua importância no cenário da agricultura no país, bem como por sua vulnerabilidade às mudanças climáticas e à insegurança alimentar, que afetam diretamente as crianças e suas famílias. A escolha também está alinhada com as operações locais da ADM, que se compromete em atuar de maneira integrada com o poder público e sociedade civil através de instituições parceiras e contribuir para fortalecer a resiliência nas comunidades.

Lançamento aconteceu no início do mês:

O projeto Comunidades Parceiras do Meio Ambiente foi lançado oficialmente nos dias 1º e 03 de outubro, em Porto Franco (Auditório E.T.I Paulo Freire) e Balsas (Instituto Estadual do Maranhão), respectivamente. O evento contou com a participação de diretores, coordenadores, professores, pais e responsáveis pelos alunos das escolas participantes, além de representantes das prefeituras, Secretarias Municipais de Educação, empresas e parceiros institucionais. Além disso, na ocasião, também foi assinado um Memorando de Entendimento entre o ChildFund Brasil e as prefeituras, formalizando a parceria para a implementação do projeto nas duas cidades. Mais informações, acesse www.childfundbrasil.org.br

Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação

Comentários:

Willamy Figueira

Publicado por:

Willamy Figueira

Willamy nasceu em Imperatriz, tem 41 anos, é jornalista com DRT-MA 2298, atua na política maranhense e é publicitário.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!