Moradores de 41 municípios maranhenses poderão receber sinal 5G, a partir do dia 4 de dezembro deste ano. A decisão foi do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu nesta quarta-feira (29) e liberou as operadoras instalarem infraestruturas para receber o sinal em 235 novas cidades do Nordeste.
A GAISPI já contemplou, em todo país, aproximadamente 172 milhões de brasileiros. No total, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade.
"Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal" - afirmou ele.
Entre as cidades aptas para a liberação do serviço estão os cearenses de Itapipoca, com mais de 131 mil habitantes, Brejo Santo, com 51.090 e Caridade, com as mais de 16,3 mil pessoas beneficiadas. Os alagoanos de Traipu, com mais de 23 mil habitantes, Mata Grande, com 21.844 e Maravilha, com o total de população de 9.534 pessoas. Também contarão o novo acesso os maranhenses de Codó, com mais de 114 mil residentes, a região Lago Verde, com 14.769 e Montes Altos, com mais de 9 mil habitantes beneficiados.
Veja as cidades maranhenses beneficiadas:
- Açailândia
- Água Doce do Maranhão
- Aldeias Altas
- Anajatuba
- Apicum-Açu
- Araioses
- Bacabal
- Bacuri
- Belágua
- Bequimão
- Buritirana
- Cândido Mendes
- Carutapera
- Caxias
- Cedral
- Central do Maranhão
- Codó
- Cururupu
- Godofredo Viana
- Guimarães
- Humberto de Campos
- Lago Verde
- Luís Domingues
- Mirinzal
- Montes Altos
- Nina Rodrigues
- Palmeirândia
- Paulino Neves
- Peri Mirim
- Porto Rico do Maranhão
- Presidente Vargas
- Primeira Cruz
- Ribamar Fiquene
- Santana do Maranhão
- Santo Amaro do Maranhão
- São Benedito do Rio Preto
- São João Batista
- São Luís Gonzaga do Maranhão
- Serrano do Maranhão
- Turiaçu
- Tutóia
Créditos (Imagem de capa): Foto: Reprodução
Comentários: