O Banco do Nordeste (BNB) vai expandir o atendimento para agricultores familiares do Maranhão por meio da instalação de um novo escritório do Programa de Microcrédito Rural, o Agroamigo Banco do Nordeste. O anúncio e detalhamento sobre a ampliação das oportunidades de acesso ao crédito serão realizados pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, em evento realizado na programação da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), nesta quarta-feira (10), às 10h.
O programa Agroamigo atua para melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo, a partir de agentes de microcrédito que atendem a milhares de agricultores e agricultoras familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
De forma pioneira no país, o programa de microfinanças do Banco do Nordeste é executado com acompanhamento individualizado e orientação técnica e financeira para aplicação assertiva do crédito, de forma a estimular a geração de renda, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários, desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas.
A ampliação da oferta de atendimento aos produtores rurais do Maranhão resulta do aumento da procura por financiamentos para o setor rural. Somente no primeiro semestre de 2024, foram liberados mais de R$ 510 milhões em 34 mil operações de crédito com agricultores familiares maranhenses. O volume aplicado pela instituição financeira é 120% maior do que o que foi aplicado nos seis primeiros meses de 2023, no estado.
Atualmente, o Banco do Nordeste dispõe de 25 unidades de atendimento do Agroamigo no Maranhão, responsáveis pelo atendimento dos 217 municípios maranhenses.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação
Comentários: