O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram, nesta quinta-feira (12), a cerimônia de entrega do Teatro Tablado Luiz Pazzinni, em São Luís-MA. O Iphan investiu cerca de R$ 2,6 milhões, com recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.
O teatro passou por obras de requalificação, marcando um novo capítulo para a cultura no Maranhão. O local agora é um espaço cultural da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e abrigará atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de arte para atender à população.
O projeto, executado pelo Iphan, incluiu intervenções que garantem modernidade e funcionalidade ao espaço. Com capacidade para 103 espectadores, a estrutura do prédio inclui: foyer para exposições, palco, camarins, salas técnicas, áreas administrativas e outros ambientes. Foi realizada a restauração de paredes, pisos e revestimentos, além dos elementos históricos. Também foram feitas melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas, climatização e sonorização, assim como adequações para acessibilidade, como banheiros adaptados.
"Com mais esta obra entregue, o Iphan reafirma sua missão, aqui no Maranhão, de proteger o Patrimônio Cultural Brasileiro, preservando também esse bem cultural e garantindo que as próximas gerações possam usufruir dele" - enfatizou o diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan (DAEI), Daniel Sombra.
A superintendente do Iphan no Maranhão, Lena Brandão, enfatizou a importância do investimento para a população. “Antes, esse casarão era utilizado como estacionamento, e o PAC trouxe a proposta de transformá-lo em um teatro-escola para a Ufma. Após três anos de paralisação, a obra foi retomada e está sendo entregue hoje, como um importante equipamento cultural para a Universidade”.
O reitor da Ufma, Fernando Carvalho Silva, ressaltou a parceria entre o Instituto e a Universidade como fundamental para a entrega do teatro. "Agradeço ao Iphan por essa obra, que será dedicada ao desenvolvimento de importantes ações culturais e oferecerá à sociedade a oportunidade de prestigiar grandes apresentações promovidas pela Universidade Federal do Maranhão".
O nome dado ao Teatro Tablado é uma homenagem ao ator e professor da Ufma, Luiz Pazzini, falecido em 2020, vítima de Covid-19. Ao longo de sua trajetória, o professor dedicou-se à luta pela implantação de um teatro na Universidade e ao fortalecimento da arte e da cultura no Maranhão.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação
Comentários: