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Por falta de atualização cadastral, famílias de baixa renda no Maranhão estão perdendo benefício do Tarifa Social em contas de energia

Segundo a companhia elétrica Equatorial Maranhão, existem mais de 1 milhão de famílias beneficiadas e 53.392 famílias podem perder o benefício a qualquer momento.

Por falta de atualização cadastral, famílias de baixa renda no Maranhão estão perdendo benefício do Tarifa Social em contas de energia
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No Maranhão, atualmente existem 1.094.466 de famílias beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC, com descontos que podem chegar a até 65% na conta de energia.

Dados do Maranhão:

O número de famílias recebendo o benefício é variável, pois a cada mês algumas delas perdem o benefício ou por não se enquadrarem mais na renda necessária ou por falta de atualização cadastral. E este é o alerta da Equatorial Maranhão para os maranhenses.

Atualmente 53.392 famílias podem perder o benefício a qualquer momento por falta de atualização do NIS – Número da Identificação Social. E mais de 78 mil estão com inconsistência cadastral junto ao cadÚnico e estão sendo convocadas pelo Governo Federal a procurar o CRAS mais próximo para se regularizar, sob pena de perder o benefício até outubro deste ano.

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Fique atento aos Selos informativos na conta de energia - Embora a situação do cadastro do cliente venha sinalizada na própria conta de energia, por meio de selos informativos, muitos clientes ainda perdem o benefício por falta de atualização cadastral, como destaca a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares.

"Nós implementamos três selos indicativos nas contas de energia das famílias que recebem o benefício da TSEE. O selo ‘Cliente cadastrado na Tarifa Social’ identifica que o cliente já está cadastrado, com NIS válido e recebendo o desconto mensal. Já o selo ‘Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município’ identifica que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício, sendo necessário regularização junto ao CRAS. E o terceiro selo, ‘Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Os clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro" - pontuou.

Francila acrescenta ainda que "as famílias estão recebendo uma mensagem na fatura de energia sinalizando a data limite essa atualização. Nossos leituristas também estão orientando os clientes pessoalmente quando há alguém na residência" - comenta ela.

Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação

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Gil Carvalho

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Gil Carvalho

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