Na última quinta-feira (28), o Diretor de Operações Industriais da Suzano, José Wilhelms Ventura, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o Título de Cidadão Maranhense. Na ocasião, o diretor também foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo "Manoel Beckman", maior honraria concedida pela Casa. A celebração ocorreu no auditório da Assembleia e contou com a participação de gestores(as) da Suzano, deputados(as), representantes do poder público estadual, familiares e amigos (as).
Ventura está há sete anos em Imperatriz e, como Diretor de Operações Industriais da unidade fabril da Suzano no Maranhão, tem desempenhado um papel importante na cidade, contribuindo ativamente para o crescimento da região. Seu legado reforça sua conduta perante o compromisso social e o título é uma forma de reconhecimento pelo seu comprometimento e impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do estado.
"É um enorme prazer receber esta grande honraria da Assembleia Legislativa. Este título simboliza que estamos no caminho certo, valorizando o crescimento de modo coletivo, gerando parcerias entre o poder público e privado com foco no crescimento da nossa região. Nosso trabalho reflete nas ações e oportunidades que geramos na cidade, e temos trabalhado com foco em gerar e compartilhar valor. Temos orgulho, por exemplo, de termos contribuído, entre 2020 e 2023, com a retirada de mais de 19 mil pessoas da linha da pobreza nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins por meio de ações socioambientais, que buscam a transformação das regiões onde estamos inseridos" - ressalta.
Publicidade
Desde 2018 a Suzano investe em iniciativas e projetos voltados para o fortalecimento das comunidades vizinhas e na construção de uma economia mais inclusiva e sustentável. De lá até aqui, o Maranhão recebeu investimentos significativos, somando cerca de R$ 19 milhões, destinados à diversas esferas essenciais.
"Esses recursos foram aplicados em projetos que proporcionaram melhorias nas condições de vida da população, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda" - explica Ventura.
Ainda no âmbito social, a Suzano destinou cerca de R$ 3 milhões ao Programa Minha Renda para promover a inclusão social e gerar mais oportunidades de trabalho para as famílias maranhenses em situação de vulnerabilidade. Esse olhar de transformação territorial também se estende para dentro dos muros da fábrica, onde a companhia mantém uma rede de mais de 430 fornecedores e parceiros que são da região.
A honraria, proposta pela deputada Andreia Martins Rezende, foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa e reconheceu o esforço contínuo da companhia em contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do estado.
"Estamos extremamente felizes em poder entregar esta honraria a um diretor que, com seu trabalho e visão, tem trilhado um caminho de parceria com a sociedade, buscando sempre o crescimento social e a melhoria das condições de vida para todos. Nós, como representantes da população, reconhecemos a importância dessa empresa para o nosso estado, especialmente pelas ações que promovem a conservação ambiental e o bem-estar social. A atuação voluntária da empresa, que se estende a diversas iniciativas em prol da comunidade, tem um impacto positivo real na vida de muitas pessoas" - afirma a deputada.
Biografia:
O Diretor José Wilhelms Ventura nasceu na cidade de Porto Alegre (RS). Formou-se em Engenharia Química, no ano de 1989, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especializando-se em Papel e Celulose e MBA em Business em Administração. Iniciou sua carreira profissional em meados de 1989 na empresa de celulose Riocell e teve passagens por outras empresas do setor como a Klabin, Aracruz Celulose, Fibria, CMPC, integrando hoje a equipe da Suzano em Imperatriz, como Diretor de Operações Industriais.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação
Comentários: