O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Diego Rolim, participou, na manhã desta sexta-feira (4), ao lado do governador Flávio Dino e demais autoridades, da assinatura de ordem de serviço para construção de um Borboletário no Parque da Raposa, em Santa Inês. Na ocasião, também foi entregue um veículo Eco Sport para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Inês.
O Borboletário visa estimular a educação ambiental, especialmente entre o público infantil. A construção do equipamento em Santa Inês é uma realização da SEMA, por meio de Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com a Mineradora Aurizona. Já o veículo entregue objetiva auxiliar nas fiscalizações e ações em prol do meio ambiente no município.
Ainda na oportunidade, o secretário Diego Rolim participou da inauguração do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Integral Bilíngue de Santa Inês, unidade que contou com 60 vagas imediatas e que tem previsão para entrar em funcionamento em março deste ano. A 1ª unidade do IEMA Integral Bilíngue da Rede Pública Estadual está em funcionamento em São Luís.
À tarde, o secretário Diego Rolim entregou kits com cartões, camisas personalizadas e cartilhas educativas aos beneficiários do Programa Maranhão Verde "Mais Conservação e Sustentabilidade", no município de Pindaré-Mirim. O Programa foi expandido, em sua quarta fase, para mais seis municípios, sendo eles: São Bento, Turilândia, Peri-Mirim, Mirinzal, Alto Alegre do Pindaré e Pindaré-Mirim, representando um avanço cada vez maior na proteção dos recursos naturais do Maranhão.
O Programa objetiva incentivar a recuperação ambiental e complementar a renda, garantindo segurança alimentar e qualidade de vida às pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza. Para o secretário Diego Rolim, “o Governo do Maranhão está na quarta expansão do Programa Maranhão Verde e, hoje, o lançamento foi feito na cidade de Pindaré-Mirim, onde nós iremos fomentar, cada vez mais, a proteção da mata ciliar desse rio majestoso do Maranhão. Serão 100 famílias beneficiárias e, com esse programa, o governador Flávio Dino coloca 1.000 famílias em projetos socioambientais para que possamos fomentar o desenvolvimento sustentável em nosso estado”.
“O Programa vem pra melhorar a natureza e em tudo, pois é um Programa muito bom realizado pelo Governo do Maranhão e que foi proporcionado para as famílias e sou sou grata por ser uma das beneficiárias para participar dele e ajudar a desenvolvê-lo em nosso estado, afinal, nós dependemos da natureza para sobreviver”, frisou Maria de Nazaré.
Fonte/Créditos: Secom Maranhão
Créditos (Imagem de capa): (Foto: Brunno Carvalho)