Quatro vereadores de São Luís - MA foram alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), na manhã desta quinta-feira (10), por serem suspeitos de desviar verbas de emendas parlamentares da Câmara Municipal da capital maranhense.
Segundo investigações do do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), o montante desviado superou os R$ 6 milhões, que desde do ano de 2020, mais de R$ 50 milhões em emendas não são devidamente controlados ou fiscalizados e por isso, as investigações irão continuar para descobrir possíveis novos desvios de recursos.
Além dos vereadores Edson Gaguinho (União), Aldir Júnior (PL), Umbelino Júnior (PSDB) e Francisco Chaguinhas (Pode), a operação nomeada "Véu de Maquiavel", cumpriu ao todo 34 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados, a servidores da Câmara e de outras pessoas físicas e jurídicas ligada ao esquema.
A Operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), promotores de justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon e a Polícia Civil do Maranhão (1º Deccor de São Luís, 1º Deccor de Imperatriz e 1º Deccor de Timon).
O esquema de corrupção:
As secretarias de Segurança Alimentar e de Cultura foram usadas para executar valores em emendas parlamentares, por meio de convênios com empresas sem fins lucrativos, mas o dinheiro 'sumia' e não era aplicado.
Os vereadores aliciavam presidentes de entidades sem fins lucrativos para oferecer um projeto em benefício de uma comunidade, por exemplo, na entrega de cestas básicas. Depois, o dinheiro das emendas eram liberados em um convênio firmado com o presidente da associação, que sacava o valor em espécie.
Em nota a Câmara Municipal de São Luís afirmou está colaborando com as investigações concedendo todas as informações solicitadas pelo Ministério Público do Maranhão e que está à disposição das autoridades para qualquer tipo de esclarecimento.
Veja a nota:
“Sobre a operação “Véu de Maquiavel”, realizada na manhã desta quinta-feira (10), pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, a Câmara Municipal de São Luís esclarece que houve total colaboração com a equipe que esteve presente. Os fatos não são atuais e tem como objeto demandas parlamentares de quatro vereadores. Esta casa reforça que está contribuindo com todas as informações e acessos necessários junto ao Ministério Público. A Câmara Municipal de São Luís reforça seu compromisso com a transparência diante da população ludovicense e reitera que está sempre à disposição das autoridades para qualquer tipo de esclarecimento”.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luís
Comentários: