O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento dos cargos do irmão (Marcus Brandão), da cunhada (Camila Moura) e da sogra (Jacqueline Heluy) do sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB). Essa é a segunda decisão de Moraes, afastando parentes do governador que ao todo, já são oito familiares afastados pelo Supremo.
Moraes entendeu que houve nepotismo cruzado nas nomeações, o que é proibido por uma decisão do tribunal, a súmula vinculante 13. Os três ocupavam cargos na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e afastamento inclui a suspensão de salários e benefícios.
Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador, é o diretor de Relações Institucionais; Camila Correia Lima de Mesquita Moura, a cunhada, diretora Legislativa; e Jacqueline Barros Heluy, a sogra, diretora de Comunicação Social.
Em troca das nomeações, Brandão teria nomeado parentes de deputados no governo. O ministro pediu à Assembleia que informe se há parentes de parlamentares em cargos de chefia no Executivo estadual.
Em outubro, Moraes já havia afastado outros cinco parentes do governador, incluindo sobrinhos, cunhada e concunhados. A ação foi movida pelo Solidariedade, partido do deputado Othelino Neto, que elencou 14 supostos casos de nepotismo de Brandão.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação
Comentários: