Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Geral

Jovens quilombolas de Codó e Peritoró participam do primeiro ciclo de formação do Programa ADRQ

Alunos participaram de atividades nas áreas de fortalecimento étnico, mobilização e participação social, educação ambiental e agroecologia.

Jovens quilombolas de Codó e Peritoró participam do primeiro ciclo de formação do Programa ADRQ
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A cidade de Codó sediou, na última semana, a realização do primeiro ciclo de formação do programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ). Participaram jovens quilombolas das cidades de Codó e Peritoró que foram selecionados através das vagas remanescentes do programa.

Neste primeiro ciclo, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas ministradas por técnicos da SEIR e órgãos parceiros do Governo do Maranhão, nas áreas de fortalecimento étnico, mobilização e participação social, educação ambiental e agroecologia. O encerramento das atividades na última sexta-feira (18) contou com a presença do secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Para o ADRQ José Wanderson, da comunidade rural quilombola de Matões da Rita, em Peritoró, o programa auxilia e orienta sobre a doação das práticas corretas para a preservação ambiental e demais técnicas sustentáveis

“Nossos pais e avós aprenderam as técnicas com seus antepassados, mas sabemos que as coisas evoluíram, e por isso o ADRQ é tão importante, pois assim vamos repassar o que aprendemos a eles e ajudar a cuidar melhor da nossa comunidade. Só tenho a agradecer o Governo do Maranhão por essa oportunidade”, destacou.

O secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, reafirmou a importância do programa ADRQ no conjunto de ações desenvolvidas às comunidades quilombolas desde 2015 pela SEIR: “Esse programa é o coroamento de um todo um trabalho voltado e embasado em parcerias com demais órgãos de Estado e o total apoio do governador Flávio Dino que sempre nos apoiou e nos deu condições de estarmos realizando tantas ações em prol dos irmãos e irmãs quilombolas. Entre 2021 e 2022, foram investidos mais de R$ 20 milhões de reais no Programa Maranhão Quilombola e cada vez mais estamos colhendo os frutos desse investimento, com muito esforço, dedicação e sensibilidade”.

Estiveram presentes no encerramento deste primeiro ciclo, o coordenador do Programa ADRQ, Sayd Zaidan; coordenador do Programa Maranhão Quilombola, Mauro Marques; representantes da ASSEGOV, SAF E AGERP, órgãos parceiros na execução do ADRQ.

Sobre o Programa

O Programa ADRQ integra as ações de ampliação do Maranhão Quilombola, é coordenado pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), em parceria com a secretária-chefe da Assessoria Especial do Governador (Assegov), Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

Participam do ADRQ, jovens entre 18 e 25 anos, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, selecionados através de processo seletivo e que residem em comunidades quilombolas de dez municípios maranhenses. Durante todo o período em que durar o Programa, o Governo do Maranhão disponibilizará um auxílio mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por 12 meses, para viabilizar o desempenho das funções.

Fonte/Créditos: Secom Maranhão

Créditos (Imagem de capa): (Foto: João Paulo Soares)

Por Lnove Notícias

Publicado por:

Por Lnove Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!