As inscrições para o Prêmio FOCO ArtRio, completa 10 anos de existência em 2024, vão até dia 14 de junho. Durante sua trajetória, o prêmio reconheceu mais de 30 artistas, que receberam como premiação residências artísticas. Em 2023, a artista Ge Viana, do Maranhão, foi uma das vencedoras. Este ano, com o apoio do Instituto Cultural Vale, o Prêmio vai selecionar mais cinco artistas.
Com um importante trabalho de reconhecimento, fomento, valorização e divulgação de artistas visuais brasileiros, o Prêmio FOCO ArtRio quer estimular o desenvolvimento e o crescimento profissional.
As inscrições são gratuitas, entre os dias 13 de maio e 14 de junho, no site da ArtRio, onde está disponível o edital completo. Podem participar artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira.
As residências parceiras do Prêmio FOCO ArtRio esse ano são: Solar dos Abacaxis (Rio de Janeiro, RJ); Chão Slz (São Luis, MA); Residência Cabra (Ilha do Ferro, AL); Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes (Goiânia, GO); e Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, PT).
Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que poderá ser realizado entre novembro de 2024 e agosto de 2025. Além disso, participarão da próxima edição da ArtRio, que acontece de 25 a 29 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
A seleção dos artistas para a premiação será realizada por um Comitê Curatorial com direção de Bernardo Mosqueira, participantes das residências parceiras e representantes do Instituto Cultural Vale.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Reprodução/ArtRio
Comentários: