O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Luiz Henrique Lula, acompanhado do secretário adjunto de Pesca, Ricardo Gonçalves, estiveram na cidade de Arari, na última terça-feira (15), para participar de uma reunião com produtores, piscicultores e aquicultores do município sobre a implantação de uma agroindústria de processamento de peixe.
O próximo passo para a instalação da agroindústria será a implantação do programa Mais Produção, com a equipe de assistência técnica iniciando a prospecção do projeto. A previsão de entrega da unidade de processamento de peixes é para esse ano. A obra deverá beneficiar não só Arari, mas todos os municípios ao redor da cidade.
Durante a reunião, a equipe da Sagrima também fez a entrega de 500kg de ração para peixe aos produtores da cidade, demanda solicitada pela prefeitura, em razão da dificuldade de comercialização do pescado por conta de informações erradas geradas sobre a doença de Haff no estado.
Segundo Luiz Henrique Lula, a instalação da agroindústria é fruto do que foi definido pelo orçamento participativo no polo de Arari, há exatamente dois anos. “Agora, estamos na fase de implementação do projeto na cidade. Ainda vamos debater os próximos passos, mas nesse momento é fundamental iniciar os diálogos para avançar no processo de instalação da unidade”, destaca o secretário.
Também participaram do encontro, o prefeito de Arari, Rui Filho; o diretor de Pesca e Recursos Hídricos, Éder Martins; a vereadora Lucinha Brito; o chefe de gabinete, João Brito; o adjunto de Agricultura, Flávio Lopes; o presidente da ASPAR, Douglas Penha; o presidente da Associação dos Pescadores do Lago da Vida, Antônio Gilvan; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Benedito.
Fonte/Créditos: Secom Maranhão
Créditos (Imagem de capa): (Foto: Divulgação)