A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (12), quatro mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Nova Olinda do Maranhão, São Luís e Cantanhede, durante operação para desarticular um esquema criminoso de corrupção e crimes eleitorais, incluindo compra de votos para eleger prefeitos.
Segundo a PF, houve investigações e a comprovação de fortes indícios da prática de outros crimes, como intimidação de eleitores, além de extorsão qualificada, desvio de recursos públicos, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
A suspeita é de que o grupo criminoso atuava através de aliciamento de eleitores e posterior compra de votos, seguido de atos de ameaça e intimidação com cobrança de valores e apoio político em favor de candidato a prefeito indicado pelo esquema.
Investigações apontam diversos relatos de pessoas que teriam sido abordadas por integrantes do grupo para que aceitassem dinheiro ou materiais de construção em troca de apoio. As pessoas que firmaram o acordo, mas mudaram de opinião política ou declaram que não iriam votar mais no candidato a prefeito indicado pelo grupo, relataram terem passado por ameaças e represálias, inclusive intimidações com armas de fogo.
A polícia ainda investiga a possível utilização de recursos públicos federais para o esquema de compra de votos, mediante desvio de valores de entidade que presta serviço ao ente municipal.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação
Comentários: