A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (07), uma operação em seis cidades do Maranhão e mais duas no estado do Paiuí, que desarticulou uma organização criminosa responsável por uma esquema de desvio milionário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na operação da PF de nome "Fictus", foram presos dez pessoas, em cumprimento de 38 mandados judiciais, que incluiu também 27 de busca e apreensão e um de afastamento de um servidor público do INSS, que fazia parte da quadrilha que segundo as investigações, usavam "idosos fictícios" para obterem benefícios previdenciários e de natureza assistencial, por meio da falsificação de documentos de identificação civil e transferência irregular de benefícios.
Ao todo o grupo criminoso desviou do INSS cerca de R$ 71 milhões, onde foram identificados ao menos 505 benefícios com indícios de fraudes ligados aos investigados que usavam idosos como atores no esquema para se passar como beneficiados. A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores de quantia superior a R$ 71 milhões, dos envolvidos no montante referente ao prejuízo atual dos benefícios cujos indícios de fraude foram identificados até o momento.
Os mandados expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí, foram pra as cidades maranhenses de São Luís, Bacabal, Codó, Grajaú, Pedreiras e Trizidela do Vale, além de Teresina Parnaíba no estado piauiense.
Créditos (Imagem de capa): Divulgação
Comentários: