Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Justiça determinou o afastamento do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Carolina, Elizandro Lima de Morais, por suspeita de autorizar um abate irregular de gado a um pecuarista da cidade maranhense.
O afastamento se deu por meio de uma "Ação Civil Pública" ajuizada pelo MP, que teve como alvos também o pecuarista Eduardo Silva da Rocha e José Mauro Carvalho Ferreira, gestor do Abatedouro Municipal. A ação foi proposta pela Promotoria de Justiça de Carolina em 6 de junho de 2022.
A decisão de afastamento foi tomada no dia 7 de outubro de 2023, mas foi apenas no dia 5 de fevereiro deste ano que MP foi notificado da liminar que determinou o afastamento de Elizandro Lima. Além disso, a decisão também impediu Eduardo Silva de continuar levando animais para o abate sem o cumprimento do Regulamento Técnico de Manejo Pré-Abate.
De acordo com as investigações do MP, no dia 13 de junho de 2020, o pecuarista Eduardo Silva da Rocha teria entrado em contato com o médico veterinário Amarildo Carvalho, inspetor técnico do abatedouro municipal de Carolina, por volta das 11h, para solicitar um atraso na inspeção obrigatória dos gados até às 15h, pois ainda estariam sendo transportados da propriedade dele para o abatedouro.