São Luís, Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e Salvador são as setes capitais brasileiras que aderiram ao novo ciclo da estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF Brasil). Durante 12 meses, mais de 34 mil profissionais de 967 unidades de saúde, educação e assistência social destes municípios recebem capacitação, apoio técnico e acompanhamento para a promoção de serviços públicos de excelência para a primeira infância. Essas unidades somam mais de 436 mil crianças de até 5 anos e mais de 47.800 gestantes cadastradas em seus sistemas.
A Uapi é uma estratégia do UNICEF e parceiros, realizada com as prefeituras de sete capitais brasileiras que fazem parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, que prevê um conjunto de intervenções intersetoriais para a garantia de direitos, promoção de oportunidades e prevenção de violências. A primeira infância, ciclo desde a concepção até os 6 anos de idade de uma criança, representa uma janela de oportunidades única para impulsionar o desenvolvimento pleno de meninas e meninos e para a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas para essa fase da vida que, a médio e longo prazo, contribuirão para a redução de desigualdades de maneira estruturante.
"Cada menina e menino deve ser prioridade entre as funcionalidades das gestões públicas desde a gestação, inclusive no que diz respeito à destinação de recursos, ao desenho das políticas públicas e à oferta de serviços de qualidade. E foi pensando em contribuir com este último pilar de melhorias dos serviços oferecidos à população que a estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância foi criada e que neste ciclo iniciado em 2024 apresenta um recorde de adesões. Crianças são seres integrais, não podem ser compartimentadas. Por isso, continuamos focados em apoiar unidades de saúde e educação e, em três cidades, estamos integrando também algumas unidades de assistência social " - conta Maíra Souza, Oficial de Primeira Infância do UNICEF Brasil.
A implementação da estratégia Uapi é feita de maneira colaborativa com as prefeituras e comitês científicos, na qual os serviços municipais de saúde, educação e assistência que aderem à parceria contam com ciclos de capacitação dos profissionais e suporte técnico para a elaboração de um plano de trabalho que será monitorado durante o ciclo. Na etapa de finalização, é realizada a avaliação de indicadores, com o objetivo de identificar quais as melhorias na qualidade dos serviços oferecidos, bem como a certificação daquelas unidades que demonstram avanços significativos.
A UAPI foi desenvolvida e testada pela Prefeitura de Fortaleza em 2019. Desde então, 469 unidades de seis capitais já participaram e 235 foram certificadas.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação
Comentários: