Nas eleições deste ano, a corrida eleitoral não está sendo fácil para alguns das 367 candidaturas a deputado Federal pelo Maranhão. Um levantamento feito pelo Lnove, aponta que quarenta e dois candidatos de deputado federal estão em pendência com a justiça eleitoral.
As pendências vão desde a inelegibilidade por contas públicas reprovadas a pendências na própria Justiça Eleitoral, em algumas delas nas prestações de contas partidárias e candidaturas passadas. Foi também no último dia 12 de setembro o encerramento nos prazos para pedido de substituição de candidatos, exceto em caso de falecimento, que pode ser efetivado após essa data.
Treze foram indeferidas com recurso, destacando-se entre elas a de Magrado Barros (União Brasil), ex prefeito de Viana e de Núbia Dutra (Cidadania), esposa do ex prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra.
Duas candidaturas foram deferidas com recurso, entre elas do Presidente do Sampaio Correa, Sérgio frota (Podemos). E seis candidaturas ainda aguardam julgamento para. A que chama a atenção é a candidatura à reeleição de Junior Lourenço (PL), que corre o risco de ter a candidatura indeferida por problemas na justiça.
Doze candidatos renunciaram às candidaturas, entre eles Fred Campos (PP), segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Paço do Lumiar. Fred Campos foi considerado culpado em ação por Abuso de Poder Econômico e estava com a situação de elegibilidade complicada.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação