Uma licitação atípica para aquisição de merenda escolar no município de Presidente Juscelino - MA, chamou a atenção, gerando desconfianças e foi considerado pelo vereadores como "farra da merenda", onde a Secretaria Municipal de Educação, licitou 1.200 kg de sal, 20 mil pacotes de leite, 7 toneladas de feijão e 6 mil litros de vinagre.
O município tem cerca de 12.939 habitantes, segundo dados de 2021 do IBGE e tem pouco mais de 2.209 alunos do ensino fundamental do 1º ao 9º ano, o que levantou suspeitas para uma prática que tem sido recorrente no serviço público, de comprar itens sem a devida comprovação da necessidade e relação com os serviços prestados à população.
A empresa que ganhou a licitação, P. A. da Silva Distribuidora Eireli, é da cidade de Imperatriz, que fica a 600 km do município, que tem ganho licitações milionárias em outros municípios, como é o caso de Vitorino Freire - MA - VEJA AQUI - que por lá tem fornecido material de escritório e escolar e de Pastos Bons - MA que a empresa tem fornecido merenda escolar como tem descrito no Diário Oficial - VEJA AQUI - de setembro de 2021.

A secretária de educação é a primeira-dama, esposa do prefeito Pedro Paulo Catanheide (PL), Thamiris Rabelo, que ainda não conseguiu resolver o problema das escolas que estão funcionando a maioria em galpões, em meio a reformas intermináveis e que vai de desencontro com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito entre a prefeitura e o Ministério Público.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação