Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Saúde

Pacientes diabéticos afirmam que insulina está em falta em hospitais do Estado a quatro meses

O falta do medicamento pode acarretar problemas na saúde nos pacientes ainda maiores, como perda de peso e colapso do organismo.

Pacientes diabéticos afirmam que insulina está em falta em hospitais do Estado a quatro meses
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os pacientes diabéticos do Maranhão estão reclamando que ficam até quatro meses sem receber insulina fornecida pelos hospitais rede estadual de saúde. Segundo eles eles não tem condições financeiras para comprar do medicamento que é essencial para ser usado no tratamento e controle da doença, impedindo o colapso do organismo pela falta da substância. 

A demora na entrega da insulina que já chega ao quarto mês e é fornecido ao Governo do Maranhão pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que depender do medicamento distribuído nos hospitais estaduais tem se tornado um pesadelo que é o caso da advogada Rosiclea Montelo, que convive com diabetes tipo 1 desde os 8 anos de idade, precisa de quatro insulinas de ação mais demorada e cinco de ação mais rápida por dia. Ela relata que não conseguiu receber o medicamento no único local de entrega pelo programa do governo federal repassado ao estado, na Policlínica Pam Diamante, em São Luís.

Segundo informações apuradas pelo Lnove Notícias existe quatro tipos de insulina de ação rápida fornecida pelo SUS ao Governo do Maranhão, sendo uma delas já voltou a ser distribuída pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nas redes de saúde do estado, mas nem todos os pacientes podem utilizá-la. 

Publicidade

Leia Também:

"Recebemos a notícia que apenas uma delas chegou para o abastecimento normal, mas alguns diabéticos não conseguem utilizar essa que chegou no lugar das outras que não chegaram. Então, é um problema que foi resolvido para algumas pessoas" - relatou Rosiclea em entrevista a TV Mirante. 

Não é a primeira vez que em que os pacientes ficam sem o medicamento nos hospitais do Maranhão. De acordo com os relatos de um deles, já são 120 dias tentando receber a medicação no mesmo hospital que Rosiclea, mas não consegue. Uma paciente da cidade de Caxias, que fica a 365 km da capital maranhense, relata que "faz dias que nas farmácias não tem insulina" e que precisa da medicação. 

Em nota, a SES informou que as insulinas de ação rápida e prolongada estão sendo entregues normalmente para os pacientes cadastrados e que a insulina de curta duração está com entrega prevista para o fim deste mês. Sobre outro medicamento usado para o tratamento da diabetes, a previsão de chegada é para o dia 27 deste mês. 

Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação

Comentários:

Willamy Figueira

Publicado por:

Willamy Figueira

Willamy nasceu em Imperatriz, tem 41 anos, é jornalista com DRT-MA 2298, atua na política maranhense e é publicitário.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!