O Maranhão é apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o Ministério do Desenvolvimento Social, como o Estado brasileiro que mais possui beneficiários do Bolsa Família, superando o número de trabalhadores com carteira assinada.
Segundo os dados, o Estado maranhense tem cerca de 1.255.565 ( um milhão, duzentos e cinquenta e cinco mil, quinhentos e sessenta e cinco) beneficiários do programa social do governo federal, contra 580.556 (quinhentos e oitenta mil, quinhentos e cinquenta e seis) empregados com carteira de trabalho assinadas.
Para se ter uma ideia, há 2 famílias maranhenses recebendo o Bolsa Família para cada trabalhador com carteira assinada no Estado. O número subiu após o período de Pandemia entre os anos de 2020 à 2022, levando em conta também o benefício do Auxílio Brasil.
O aumento dessa proporção se deve, majoritariamente, à ampliação nacional de 49% no número de beneficiários do programa social no último ano do governo Bolsonaro. Depois de passar 3 anos com aumentos discretos no número de beneficiários, o governo Bolsonaro ampliou de 14,5 milhões de atendidos para 21,6 milhões no ano eleitoral de 2022.
Benefícios cancelados:
O governo Lula anunciou, no dia 03 de março, que foram cancelados 53.183 benefícios do Bolsa Família no Maranhão, pelo motivo, segundo o governo, é que foram encontradas irregularidades nos benefícios. Por outro lado, o governo informou que 27.933 novos beneficiários foram incluídos no programa.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação