Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Saúde

Ministério da Saúde distribui 5,5 mil medicamentos para tratamento da tuberculose no Maranhão

Ação garante o abastecimento e acesso na Rede de Saúde. A combinação dos medicamentos é fundamental para o tratamento da doença.

Ministério da Saúde distribui 5,5 mil medicamentos para tratamento da tuberculose no Maranhão
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Saúde começou a distribuir 7,8 milhões de unidades do medicamento rifampicina 4 em 1 para os estados brasileiros, entre eles, o Maranhão. A medicação é considerada de primeira linha no tratamento da doença e é essencial para garantir a recuperação dos pacientes e o controle dessa grave condição de saúde pública.

O Maranhão vai receber 5.580 unidades do medicamento que também é utilizado para o tratamento e profilaxia de doenças como hanseníase, meningite, brucelose e hidradenite. A remessa da combinação de medicamentos vai atender à demanda nacional até o primeiro trimestre de 2025, garantindo o abastecimento da Rede de Saúde e a continuidade dos tratamentos em todo o estado maranhense e no Brasil.

A rifampicina 4 em 1 combina quatro medicamentos em um único comprimido (rifampicina 150mg + isoniazida 75mg + pirazinamida 400mg + etambutol 275mg comprimido), facilitando o tratamento e melhorando a adesão dos pacientes. Com um plano terapêutico simplificado, torna-se mais simples para quem sofre da doença seguir o tratamento de maneira adequada, potencializando as possibilidades de recuperação e evitando a resistência aos medicamentos.

Publicidade

Leia Também:

O SUS garante o tratamento da tuberculose gratuitamente. São utilizados quatro medicamentos para o tratamento dos casos de tuberculose que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. O tratamento da doença dura no mínimo seis meses, e está disponível.

A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até o final. O papel dos profissionais de saúde em apoiar e monitorar o tratamento da tuberculose, por meio de um cuidado integral e humanizado, é muito importante. Uma das principais estratégias para promover a adesão ao tratamento é o Tratamento Diretamente Observado (TDO).

 

Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação

Comentários:

Willamy Figueira

Publicado por:

Willamy Figueira

Willamy nasceu em Imperatriz, tem 41 anos, é jornalista com DRT-MA 2298, atua na política maranhense e é publicitário.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!