Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Geral

Governo reduz consultas e cirurgias eletivas para conter avanço da terceira onda da Covid-19 no Maranhão

Cirurgias eletivas serão reduzidas em 30% nos hospitais da rede estadual de saúde.

Governo reduz consultas e cirurgias eletivas para conter avanço da terceira onda da Covid-19 no Maranhão
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A medida visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19 (Foto: Ilano Lima)
A medida visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19 (Foto: Ilano Lima)

Diante do aumento de casos da Covid-19 no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai, temporariamente, reduzir as consultas especializadas e a realização de cirurgias eletivas nas unidades estaduais. A medida visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19.  

A decisão, publicada na Portaria nº 38 da SES, considera também o Decreto Estadual nº 37.360, de 3 de janeiro, que renova a declaração do estado de calamidade pública no Estado do Maranhão por conta da pandemia. 

“Já vivemos esse cenário e houve a necessidade de reduzir os procedimentos e as consultas que não são de urgência. Essa é uma medida que tem a intenção de proteger os pacientes que buscam atendimentos nas nossas unidades e também deixar a rede preparada para atender os casos da Covid-19, sobretudo, os mais graves”, esclarece o secretário adjunto de Atenção em Saúde da SES, Carlos Vinícius de Araújo.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com a portaria, as cirurgias eletivas serão reduzidas em 30% nos hospitais da rede estadual de saúde. As cirurgias oncológicas ou aquelas em que o adiamento possa resultar risco de agravamento do quadro clínico do paciente, ameaçando a vida, independente da especialidade, estão mantidas. 

O documento determina também a redução do fluxo de pessoas nos ambulatórios especializados, dentro dos Hospitais e Policlínicas, a partir da reorganização das agendas de consultas e do redirecionamento de pacientes para outros pontos de atenção, mantendo o atendimento em, no máximo, 50% da capacidade. A medida evita aglomeração nas unidades e minimiza os riscos de transmissão tanto da Covid-19 quanto de outra síndrome gripal.

A retomada integral de consultas e cirurgias eletivas, quando autorizadas, vai observar a ordem cronológica dos agendamentos.

Fonte/Créditos: Secom Maranhão

Créditos (Imagem de capa): Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Por Lnove Notícias

Publicado por:

Por Lnove Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!