Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Política

Flávio Dino: Emendas só podem ser indicadas para estados que elegeram parlamentares

Para o ministro maranhense que é relator de ação que derrubou o orçamento secreto no Congresso Nacional, fixou limitações nas possibilidades de repasses de emendas.

Flávio Dino: Emendas só podem ser indicadas para estados que elegeram parlamentares
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ministro maranhense do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou em ação do orçamento secreto no Congresso Nacional, ao qual ele é relator, que deputados e senadores só poderão destinar emendas para o estado ou para município integrante do estado pelo qual foi eleito. Para Dino, a exceção é para os casos em que projeto de âmbito nacional ultrapasse os limites territoriais do estado do parlamentar.

A determinação ocorreu após audiência de conciliação nesta quinta-feira (1º), convocada por Dino, com os representantes do Executivo, Legislativo, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público. O ministro maranhense deu ainda deu prazo de 90 para que a CGU faça uma auditoria em todos os repasses vindos de parlamentares, de qualquer modalidade, em benefícios de ONGs e demais entidades do terceiro setor realizados nos anos de 2020 a 2024.

Determinou, ainda, que restos a pagar referentes às emendas RP9, as emendas de relator e RP8, emendas de comissões, somente sejam pagos pelo Poder Executivo mediante prévia e total transparência e rastreabilidade. Deu ainda 30 dias ao Executivo e ao Legislativo para que complementem informações referentes aos questionamentos feitos em audiência, na Primeira Turma da Corte.

Publicidade

Leia Também:

"Há uma controvérsia fática, no sentido de que não houve ainda pleno cumprimento dessa decisão. Em alguns casos, talvez, por indisponibilidade, inclusive, de dados, nas várias repartições que executam o orçamento da União" - disparou Dino.

O ministro ressaltou que é necessário acabar "efetivamente" com o orçamento secreto no Brasil.

 

Créditos (Imagem de capa): Foto: Reprodução/Hugo Barreto

Comentários:

Willamy Figueira

Publicado por:

Willamy Figueira

Willamy nasceu em Imperatriz, tem 41 anos, é jornalista com DRT-MA 2298, atua na política maranhense e é publicitário.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!