O brasileiro e até aliados do governo petista tem comemorado a queda nos preços da carne bovina em todo o país, mas o que a maioria não sabe é que o principal motivo dos preços baixarem, é que o "mal da vaca louca" e a suspensão das exportações são as verdadeiras causas.
China, Tailândia, Irã, Jordânia e Rússia suspenderam temporariamente a entrada da carne brasileira em seus países, depois que o mal da vaca louca foi confirmada no estado do Pará. A China é maior importadora de carne bovina do Brasil com 1,2 milhão de toneladas, cerca de US$ 8 bilhões só no ano de 2022.
A queda na carne vermelha chegou em 1,22% em fevereiro e foi considerada a maior queda nos últimos 15 meses, com a picanha sendo a que teve a maior redução, cerca de 2,63%. Foi especulado por alguns órgãos da imprensa, como o Jornal Nacional, citou três motivos como forma de explicar a queda, a aproximação da a quaresma, queda no preço das rações e o mal da vaca louca, só que as duas primeiras especulações são falsas.
Em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária na noite do último dia 02 março, a Organização Mundial de Saúde Animal confirmou que o caso no Pará é atípico. Isso significa que a doença surgiu espontaneamente na natureza e não tem risco de disseminação nos rebanhos e em humanos.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação