Lnove Notícias - A notícia exata do Maranhão

MENU

Notícias / Geral

Casa da Mulher Maranhense reforça ações na Região Tocantina

Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a unidade representa um importante instrumento de apoio e proteção.

Casa da Mulher Maranhense reforça ações na Região Tocantina
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo do Estado consolidou e reforçou a rede de equipamentos de proteção à mulher com a implantação da Casa da Mulher Maranhense, em agosto de 2020. Localizada em Imperatriz, a instituição atende mulheres vítimas de violência no município e Região Tocantina, fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado ao segmento. Esta é a primeira unidade construída fora da capital e realiza, em média, 400 atendimentos por mês. Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a unidade representa um importante instrumento de apoio e proteção.

“Além de ser um instrumento governamental, no qual a mulher tem acolhimento e atendimento especializado, a Casa da Mulher Maranhense é também um centro de referência no combate à violência de gênero. Atendemos também com relação a consultas e orientações de onde buscar mais auxílio. O Governo do Estado trouxe essa segurança com a implantação da casa, pois, antes, não existia na região e é um instrumento muito importante, com o qual, agora, a mulher pode contar”, frisou a diretora da instituição, Simona Sâmia Azevedo.

Em sua estrutura física conta com brinquedoteca, que é um serviço de apoio às crianças das mulheres que buscam atendimento; oferta transporte para deslocamento das mulheres atendidas; possui recepção, salas de atendimento, de serviço psicossocial, espaços de acolhimento, entre outros.

“A Casa da Mulher Maranhense concretiza as políticas públicas do Governo do Estado para as mulheres e conta com uma série de serviços e atividades para estímulo da autonomia feminina. O Governo saiu na frente, a nível nacional, levando para o interior do Estado esta unidade de grande significado e eficiência para proteção à mulher”, destacou Simona Sâmia.

Atuação integrada

A Casa da Mulher Maranhense reúne uma rede de enfrentamento à violência, com vários órgãos da justiça e da assistência social, além de prestar atendimento especializado e humanizado para as mulheres da região. No conjunto de serviços, que funcionam integrados, estão apoio psicossocial, para auxiliar a mulher a superar o impacto da violência sofrida e promover o resgate de sua autoestima, autonomia e cidadania.

Integram as ações a Delegacia Especializada da Mulher, órgão da Polícia Civil que realiza ações de prevenção, proteção e investigação de crimes de violência doméstica e de gênero; Patrulha Maria da Penha, que acompanha e fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas; Juizado Especializado da Mulher, órgão da justiça responsável por processar, julgar e executar as causas de violência doméstica e familiar contra a mulher, além de apreciar e conceder medidas protetivas de urgência.

Participam ainda, a 8ª Promotoria Especializada em Defesa da Mulher, que promove as ações penais nos crimes de violência contra as mulheres; e o o Núcleo da Defensoria Pública, para orientar juridicamente as mulheres sobre seus direitos, prestar assistência jurídica e acompanhar os processos judiciais.

Fonte/Créditos: Secom Maranhão

Créditos (Imagem de capa): (Foto: Divulgação)

Por Lnove Notícias

Publicado por:

Por Lnove Notícias

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!