Após uma reunião de portas fechadas, a Capitania dos Portos liberou, nesta sexta-feira (15), a operação do ferry boat José Humberto, que realiza a travessia entre São Luís para municípios da baixada maranhense. A operação do ferry boat estava suspensa desde 8 de julho pela Justiça Federal.
O documento foi assinado por Alexandre Roberto Januário, capitão dos portos. Segundo a documentação, a embarcação foi vistoriada em 15 de julho e ficou constatado que não há mais pendências existentes que impedissem a navegação do ferry boat.
Entenda:
O ferry boat José Humberto teve as atividades suspensas em 8 de julho, atendendo uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Na denúncia, o MPF disse que a embarcação não tinha condições de transportar veículos e passageiros durante a travessia, além de haver irregularidades na documentação.
O governo do Estado entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo a liberação das atividades, mas a ação foi negada e com isso, ficou mantida a paralisação da embarcação.
Para o capitão Alexandre Roberto Januário, que está a frente do comando da Capitania dos Portos, na capital maranhense, mesmo com restrições apontada pelo MPF, segundo ele, está tudo dentro daquilo que o ferry boat precisa para operar na travessia de pessoas.
A referida embarcação possui condições de tráfego, uma vez que atende às exigências contidas nas normas expedidas pela Autoridade Marítima, estando, todavia, passível de contínua fiscalização, quanto à manutenção das condições de segurança para transporte e carga de passageiros - disse o capitão dos portos, em um trecho do documento.
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação