A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), com o objetivo de implementar e viabilizar o processo de registro das agroindústrias maranhenses de produtos de origem animal, disponibiliza ao público interessado os modelos de referência de perfis de plantas agroindustriais. Seguem ainda disponíveis ao público o memorial descritivo de construção e o memorial econômico sanitário do estabelecimento.
Os modelos disponibilizados pela AGED são para abatedouro de frango, entreposto de pescado e unidade de beneficiamento de produtos de abelhas. Os perfis são produtos técnicos do mestrado e doutorado profissional em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) da fiscal estadual agropecuário Alanna Raíssa de Araújo Silva. Também colaborou com o desenho da planta baixa dos perfis a engenheira civil Maria de Fátima Ferreira Mendes.
Esses perfis chegam para facilitar os trâmites na hora em que o empresário, principalmente o pequeno e o familiar, submete toda documentação à AGED com a finalidade de obter o registro de seus produtos de origem animal no Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
A obtenção do registro no serviço de inspeção oficial oferece, além da garantia da qualidade e segurança aos produtos da agroindústria de origem animal, a agregação de valor aos produtos, geração de renda e oportunidades de trabalho, principalmente no meio rural.
Fonte/Créditos: Secom Maranhão
Créditos (Imagem de capa): Foto: Reprodução/Secom Maranhão